top of page

Em busca de soluções técnicas para alagamentos e enchentes

Atualizado: 15 de abr.

Na sexta-feira dia 11 de abril, engenheiros e arquitetos da ASAEC compareceram a uma palestra e diálogo com o Senador Luiz Carlos Heinze. Sendo engenheiro agrônomo, o Senador Heinze apresentou os vários projetos de destinação de verbas que o Rio Grande já recebeu após as enchentes de 2024 e conclamou a comunidade técnica e empresários a ativarem tais projetos.


Interessado nas grandes dificuldades que assolaram ou gaúchos após as enchentes de maio de 2024, foi buscar soluções e descobriu vários projetos, com verbas já reservadas, para o Rio Grande e que estavam parados desde 2014. Com a união de ex-governadores e demais senadores, conseguiu que a verba fosse depositada para o governo do estado. Segundo ele, dinheiro tem! Agora é agilizar o andamento dos processos para realizar as obras.

Conclamou a comunidade técnica e empresários a ativarem tais projetos.


Ele enfatizou a importância das parcerias público-privada afim de agilizar as obras e soluções necessárias. Os vários rios que banham o Vale dos Sinos e a região metropolitana sofrem bruscas mudança de cotas de acordo com o índice pluviométrico, assim o impacto dos alagamentos é muito rápido e precisamos de um planejamento adequado.


Através da palestra Eng.  Eduardo Torri e do senador podemos apreciar soluções semelhantes às cidades-esponja com métodos para prevenção de enxurradas, retenção de água excessiva para contenção de vazão, diminuindo o risco de enchentes e alagamentos no centro da cidade.


Novo Hamburgo, por exemplo, nos anos 80 teve sua malha urbana impermeabilizada através do asfaltamento. Hoje, como resultante as águas pluviais descem os morros sobre uma superfície lisa e inundam rapidamente as zonas centrais mais baixas.

A proposta apresentada, leva em consideração projetos já adotados com sucesso, tanto no Brasil quanto na Europa, usando a criação de bacias de captação de água, semelhante a açudes. Essas bacias de retenção podem até ser planejadas como parques urbanos.


Heinze apresenta, por sua vez, que existe a verba e que precisamos fazer uma parceria no sentido de acelerar os projetos e implantação dessas obras. O senador marcou também, a importância do desassoreamento dos rios, a criação de microbacias de contenção, através de pequenas usinas de geração de energia, assim como a reconstrução dos diques e uma solução de cercamento no caso cidade de Eldorado do Sul. O Senador afirma que a verba já está à disposição na conta do governo do estado, que precisamos agilizar para que os projetos se transformem em obras com a máxima urgência.


Cabe a comunidade manter-se ativa, parceira e presente para que essas soluções se materializem.


O evento foi uma iniciativa do movimento Pensando Novo Hamburgo, apoio do Rotary e o Lions e ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores de novo Hamburgo.


Na foto temos o registro dos profissionais e engenheiros e arquitetos da ASAEC presentes até o final do evento com o Senador Heinze, Eng. Eduardo, da Eng. Andréa B. da Rocha, Diretora Geral da Mútua e profissionais visitantes da cidade da cidade de São Sebastião do Caí e Montenegro, a governadora do Rotary Arq. Rosana Oppitz.






Ane Kieling – Palestrante, Arquiteta

Sócia da Cerutti Engenharia e estaqueamento

Comentários


WhatsApp-icone-3.png
bottom of page